O Periquito


Os periquitos-australianos são aves pequenas, com uma envergadura média de 18 cm. Em cativeiro, têm uma esperança média de vida de 12 anos. As fêmeas da espécie são ligeiramente mais pesadas podendo alcançar entre 24 e 40 gramas, enquanto os machos selvagens, entre 22 e 32 gramas.
No seu habitat natural apresentam tons esverdeados cintilantes e faixas parecidas com listras, em tons de preto com diversos formatos, começando da cabeça até a cauda.
O periquito-australiano é uma das duas únicas espécies de aves psitaciformes verdadeiramente domesticadas pelo homem (a outra é o inseparável-de-faces-rosadas). A espécie é alvo deselecção artificial e reprodução em cativeiro desde a década de 1850. Os periquitos-australianos podem aprender a falar. A ave doméstica registada com o maior vocabulário foi um periquito-australiano chamado Puck

História


Uma das obras de John Gould, que também representava periquitos e outros animais em suas obras artísticas.

Periquitos domesticados comendo uma fruta.







Os periquitos-australianos foram relatados pela primeira vez por George Shaw e Frederick Nodder, dois importantes naturalistas do século XIX. Mas foi somente no ano 1840, que John Gould,um ornitólogo e naturalista inglês,levou alguns exemplares desta ave a Europa. Rapidamente, a partir do ano 1850, por serem de facil domesticação e adaptação a gaiolas, passaram a ser comercializados em larga escala,porém,graças a grande procura começaram as exportaçãos de aves selvagens. Mais tarde, em 1894, a prática foi probida, resolução que dura até os dias de hoje.




Sem comentários:

Enviar um comentário